As ações incluem eliminação de criadouros do mosquito, destruição de focos, coleta de larvas e educação sanitária.
A Gerência de Zoonoses de Teresina criou uma força tarefa composta de agentes de endemias e supervisor de campo para realizar ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, que causa a dengue, zica e chikungunya.
As ações incluem eliminação de criadouros do mosquito, destruição de focos, coleta de larvas e educação sanitária. Nesta sexta-feira (17) a força tarefa executou ações no bairro Morros, zona Leste.
O gerente de Zoonoses, Paulo Marques, explica que a força tarefa tem importante atuação nesse período de chuvas na cidade.
“Essa força tarefa tem função essencial, porque no período chuvoso o mosquito se reproduz em ambientes com água limpa e parada. O trabalho é realizado nos locais onde é constatada maior necessidade das ações de combate às arboviroses com a eliminação dos criadouros de mosquito”, afirma Paulo Marques.
Esta semana aconteceram ações da força tarefa no Centro de Formação Antonino Freire, Rone e Centro Administrativo. O gerente alerta que somente com a adoção de práticas de eliminação de criadouros do mosquito será possível a prevenção e o controle da ocorrência das doenças transmitidas por esse vetor.