O estádio Albertão vai virar uma praça esportiva multiuso para grandes eventos
Matéria de Luciano Coelho
A Superintendência de Parcerias e Concessões tem uma carteira de 23 projetos, tendo acrescentado mais seis novos projetos de contratados totalizando 29 PPPs na carteira da Suparc.
O estádio Albertão, por exemplo, vai virar uma praça esportiva multiuso para grandes eventos. Ainda há previsão de contratos para o parque da Serra da Capivara, e a construção de moradias através da ADH. Outro projeto considerado relevante é o da rodovia Transcerrado, que teve contrato assinado no ano passado e já iniciadas as obras.
Em entrevista ao JT1, a superintendente da Suparc, Monique Menezes, destacou parcerias realizadas e já em andamento como da Ceasa, Rodoviárias, Centro de Convenções, que estava parado há 20 anos; aeroporto de Parnaíba, que está em busca de investimentos, e o Piauí Conectado, que expandiu a fibra ótica para todo o estado.
No caso do Verdão, houve a caducidade do contrato e estão sendo feitos novos estudos para um novo contrato. A empresa que tinha feito a parceria anterior alegou que não tinha espaço de estacionamento para realizar grandes eventos. A área que existia foi ocupada pela revenda de veículos.
O objetivo do Estado é reduzir os gastos com equipamentos públicos e estimular que a iniciativa privada faça os investimentos necessários e isso sem onerar muito a população. A gerente reconhece que o Estado não fornece a infraestrutura necessária e adequada que a população requer. As PPPs podem melhorar a qualidade dos serviços prestados.