Iniciativa tem como objetivo a castração de animais em situação de vulnerabilidade
O Governo do Estado lançará no dia 5 de junho o Projeto Piauí Pet Castramóvel. A iniciativa, que tem como objetivo a castração de animais em situação de vulnerabilidade, atuará de forma itinerante, com ações diversas em todo o estado, em parceria com ONGs e os protetores de animais. O recurso será custeado pela Semarh.
Em entrevista à Teresina FM, superintendente da Semarh, João Victor Oliveira, comentou detalhes sobre a ação. “Será realizado a castração de cães e gatos, apoiando o trabalho dos protetores de animais e animais em situação de rua. Iniciaremos as ações por Teresina, e em seguida pelo interior do estado”, ressaltou o superintendente.
O Piauí Pet Castramóvel atuará de forma itinerante, com ações diversas em todo o estado, em parceria com ONGs e os protetores de animais.
A castração é uma das estratégias para promover o controle populacional dos animais em situação de rua, além de evitar que animais, principalmente filhotes, sejam abandonados, garantindo maior bem-estar e saúde a eles e à população.
“Será realizado um cronograma de castração, e iremos fazer cadastros de pacientes, em parceria com clínicas veterinárias, para que nós possamos disponibilizar um número x de cirurgia”, explicou João Victor Oliveira. Ainda em entrevista ao JT1, o superintendente afirma que o Castramovél é um local completo para a realização de cirurgias, a parceira com as clínicas seria uma forma de realizar uma triagem pré-operatória.
A iniciativa ainda reduzirá os riscos de contágio de pessoas por doenças transmitidas pelos animais que vivem nas ruas, como o calazar.
O projeto também conta com a parceria do deputado estadual Dr. Hélio Oliveira, que destinou emendas parlamentares para implementação da iniciativa, e da vereadora de Teresina Thanandra Sarapatinhas.