Prorrogação será de mais de 30 dias
O gerente de Defesa Animal da Adapi, Idílio Moura, informou que a campanha de vacinação contra a febre aftosa será prorrogada por mais 30 dias no Piauí. O Estado não atingiu o mínimo necessário de vacinação. De um rebanho de 1,8 milhão de cabeças, apenas 650 mil foram vacinados até agora. Ou seja, um terço do rebanho foi imunizado.
Em 2022, o Piauí teve 94% do rebanho vacinado. Além disso, desde de 1997 não se tem registro de animais de cascos fendidos contaminados por febre aftosa, devido a uma parceria entre o poder público e o privado.
O anúncio deve ser feito ainda hoje (31). Idílio Moura frisou que os animais de mamando a caducando devem ser vacinados e o número ainda é bem distante do esperado. Os sintomas são, principalmente, feridas e perda de peso.
O Piauí tem sido área de livre comercio dos animais por vacinação e para permanecer assim precisa alcançar os índices mínimos de vacinação, por isso, a campanha vai ser prorrogada. Hoje, 31 de maio, seria o último dia do prazo para a vacinação contra a febre aftosa.