18/11/2024

Geral

Neurointervencionista afirma que uma em quatro pessoas poderão ter um AVC ao longo da vida

Dr. Romildo Pachêco comenta sobre causas do AVC e importância de uma unidade pública de tratamento da doença

Compartilhe agora

Publicado por: Jade Luara 13/06/2023, 09:39

Coordenador da linha de AVC no Piauí, Doutor Romildo Pacheco, afirma que segundo a organização mundial do AVC, uma em cada quatro pessoas, principalmente acima de 40 anos, terão um AVC ao longo da vida.

“o AVC, conhecido popularmente como derrame cerebral, é uma doença silenciosa. As pessoas estão acostumadas a dar atenção a doenças que sinalizam antes de acontecer”, afirma o Doutor Romildo Pacheco. Segundo ele, ressalta que os principais sintoma para população procurar atendimento médico antes do acidente vascular cerebral ocorrer é a fraqueza em uma lado do corpo, a boca torta, língua embolada na hora de falar e a dor de cabeça.

Dr. Romildo Pachêco em entrevista ao JT1/ FOTO: Teresina FM

Ainda em entrevista, Doutor Romildo Pacheco alerta que os “vilões” que provocam o AVC são a pressão alta, a diabetes, o colesterol alto, sedentarismo, obesidade, má alimentação. No entanto, o médico afirma que o AVC pode ser prevenido em 90% dos casos, se o paciente adquirir um estilo de vida saudável.

“ Com a inauguração da unidade pública de tratamento de AVC, Teresina passa a ter um tratamento nunca antes vista na historia da capital. Isso é fundamental para que possamos oferecer um atendimento de excelência aos pacientes, especialmente em casos mais complexos e de alta gravidade”, comenta o neurointervencionista sobre a inauguração da primeira unidade pública de tratamento de AVC inaugurada na última segunda-feira (12).

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM