18/11/2024

Geral

Advogada piauiense grava vídeo dizendo adorar crimes passionais e gera revolta da OAB-PI e Ministério Público

A advogada, Élida Fabrícia, também conselheira federal da OAB

Compartilhe agora

Publicado por: Wanderson Camêlo 14/06/2023, 09:17

Um vídeo divulgado pela advogada piauiense Élida Fabrícia, também conselheira federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), deu o que falar. Na gravação ela diz, em tom de descontração, que “adora crimes passionais”.

“Dia dos Namorados chegando e isso me faz lembrar aquele gostinho extravagante da advogada criminalista. Pode falar isso? Mas eu adoro um crime passional, adoro quando chega aquele processo quentinho, gostosinho, bem formado com crime passional”, afirma Élida. Ela completa orientando que seus seguidores não cometam esse tipo de crime: “não faz isso, mas, se fizer, me liga”.

A advogada Élida Fabrícia (Foto: Reprodução/Instagram)

O vídeo foi publicado na segunda-feira, 12, Dia dos Namorados, no perfil do Instagram da Advogada, mas só passou a repercutir, negativamente, nesta terça-feira, 13, na imprensa local. Até a Ordem dos Advogados Seccional Piauí se manifestou (nesta terça-feira, 13), repudiando a declaração.

Élida usa a sua conta Instagram para dar dicas sobre Direito Criminal. Diga-se de passagem, o polêmico vídeo não se encontra mais disponível no perfil. A advogada divulgou ontem uma retratação, que também não se encontra mais ativa.

Confira a nota da OAB-PI:

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, informa que o vídeo veiculado nas redes sociais pela Conselheira Federal Élida Fabrícia não corresponde com o pensamento da instituição.

A instituição, através de todos os seus membros e membras, é reconhecida por trabalhar para combater as violências, especialmente a violência contra mulher infelizmente ainda tão frequente em nosso estado.

A OAB-PI enfatiza que Advogados e Advogadas trabalham em função da Justiça no respeito aos direitos e são importantes atores na prevenção de crimes de maior proporção.

A OAB-PI informa que a Corregedoria da OAB-PI e o Tribunal de Ética darão ciência ao Conselho Federal, a quem compete apurar o caso.

O Ministério Público também repudiou, por meio de nota (divulgada ontem), a fala da advogada Élida Fabrícia. Confira a manifestação:

O Ministério Público do Estado do Piauí vem, por meio desta, repudiar a fala da advogada e Conselheira Federal da OAB Élida Fabrícia, que circula nas redes sociais desde ontem.

A pretexto de fazer publicidade e captação de clientes aproveitando-se do dia dos Namorados, a advogada usa, jocosamente, argumentos como “eu adoro crime passional, adoooro quando chega aquele processo, quentinho, gostosinho, bem formado, com crime passional” para logo em seguida afirmar, sem constrangimento algum, que “Dia dos Namorados combina com crime passional”.

Num país em que uma mulher é vítima de feminicídio a cada seis horas – e no qual o Piauí está entre os dez estados em que mais se matam mulheres – e em que o machismo estrutural e a misoginia estão fortemente entranhadas na cultura local, a fala da advogada demonstra profundo desprezo pela dor de todas as mulheres e vítimas de crimes dolosos contra a vida.

O Ministério Público do Estado do Piauí reafirma o compromisso constitucional de lutar em defesa das mulheres e de todas as vítimas de crimes dolosos contra a vida, passionais ou não, esperando que o Tribunal de Ética e o Conselho Federal da OAB adotem as providências pertinentes ao caso.

Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid/MPPI)

Grupo de Apoio aos Promotores de Justiça com Atuação no Tribunal do Júri (Gaej/MPPI)

Núcleo de Atendimento às Vítimas (Navi/MPPI)

Confira o polêmico vídeo:

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM