Saiba como se prevenir de inseto que causa queimadura na pele
Em entrevista à Teresina FM, o professor universitário e entomologista, Jean Paz, a aparição de potó no Piauí. Segundo o professor, este inseto gosta de luz fluorescente e lugares quentes, aparece sempre no final do período chuvoso e quando está calor, época perfeita para sua reprodução.
“O potó tem uma aparição muito grande em nossa região, por ser uma região cercada de florestas, o que contribui pra amplitude desta espécie”, alerta o entomologista. O uso de luz amarela e a limpeza completa do ambiente repelem o potó no ambiente domiciliar.
O professor alerta para a importância deste inseto na cadeia alimentar das espécies. “Poto é importante para o ambiente rural, é um inseto que poliniza o caju, além de comer resto de outros insetos danosos às plantações”, explica Jean Paz.
Ainda em entrevista ao JT1, o professor explica como ocorre a queimadura causada pelo inseto na pele do individuo. “Quando você esmagar o potó, na tentativa de se defender, ele vai eliminar o líquido que provoca uma reação na pele causando uma queimadura. Essa lesão vai desde uma queimadura de primeiro grau, que é uma mancha vermelha que irrita, até uma queimadura de segundo grau com formação de vesículas e bolhas”, alerta o professor.