17/11/2024

Geral

Presídios estão superlotados e tem mais de 4 mil criminosos com mandado em aberto nas ruas

Presidente do Sinpoljuspi revela que existe uma superlotação no sistema prisional piauiense

Compartilhe agora

Publicado por: Jade Luara 11/07/2023, 08:34

Matéria de Luciano Coelho

O presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Piauí, Vilobaldo Carvalho, revelou que existe uma superpopulação de presos e ainda tem outros mais de 4 mil nas ruas, que são decorrentes de mandados em aberto por crime já cometidos e apenados. Ainda tem outros que são acompanhamentos e monitorados por tornozeleiras eletrônicas ou cumprem penas divergentes de prisão.

Segundo Vilobaldo, o número de prisões tem aumentado. Nos últimos meses foram mais de 800 presos. Os presídios estão superlotados. “Mas não adianta apenas prender e amontoar. Tem que desenvolver um projeto para essa população”, advertiu.

FOTO: Sinpoljuspi

As prisões duplicaram de 3.357 presos para mais de 6.500 detentos. No entanto, os policiais penais têm um número muito menor, porque tem alguns que se aposentaram ou mudaram de profissão. “Nós somos cerca de 30 policiais penais para mais de 3 mil presos a mais no sistema”, contou Vilobaldo frisando que precisa de um olhar diferenciado para o sistema prisional e que o Governo anuncie concurso para policial penal.

Nos últimos 70 dias foram mais de cem presos e se comparar o período do ano passado para cá, desde o mês de maio, foram 800 presos a mais no sistema. Só precisa haver um aumento no contingente de policiais penais e mais investimentos nos presídios para conter a ação dos criminosos.

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM