O psicólogo Rodrigo Lopes comenta sobre a diferença dos dois transtornos
Em entrevista à Teresina FM, o psicólogo Rodrigo Lopes comenta sobre os Transtornos de Personalidade Borderline e Transtorno Bipolar. Segundo o psicólogo, é comum haver dificuldade para fazer o diagnóstico diferencial entre o transtorno bipolar e o transtorno de personalidade borderline. Isso acontece porque em ambos transtornos o sujeito está mais propício a apresentar variações intensas e desproporcionais de humor.
Os sintomas da bipolaridade costumam aparecer em fases: o paciente tem um episódio de depressão grave ou de mania marcado por euforia, sentimentos de grandeza e comportamentos impulsivos. Já no transtorno de personalidade borderline, as oscilações de humor são mais rápidas, como estados flutuantes.
De acordo com Rodrigo Lopes, se no bipolar pode ter alguns períodos de relativa estabilidade, no borderline os problemas relativos à autoimagem e aos relacionamentos, bem as outras características, estão sempre presentes.
“O tratamento indicado para esses transtornos é um acompanhamento psicológico e também um acompanhamento medicamentoso. Porém, no transtorno de personalidade borderline é mais indicado um acompanhamento psicológico, sendo muitas vezes necessário o acompanhamento de medicação”, explica o o psicólogo Rodrigo Lopes.