Especialista explica porque o tempo seco favorece aumento de doenças respiratórias
Em entrevista à Teresina FM, o alergologista e imunologista Carlos Alves, comenta sobre as alergias acusadas pelo tempo seco. “Nesse período de baixa umidade tem um aumento de casos de alergias respiratórias, como rinite, tosse seca, asma, entre outras”, afirma o Dr. Carlos Alves.
Com a queda da umidade, além do ar poluído, as vias aéreas ficam mais ressecadas, o que favorece a intensificação de problemas respiratórios.
“Durante este período do ano nos deparamos com exposições irritantes, que são as queimadas, fumaça, fuligem, dentre outros fatores”, explica o Dr. Carlos Alves.
Segundo o alergologista Carlos Alves, é importante evitar as exposições irritantes que podem causar problemas respiratórios. “Uma das opções para minimizar casos de doenças respiratórias é colocar uma bacia com água ao lado da cama, para aumentar a umidade daquele ambiente e diminuir o ressecamento nasal”, ressalta o alergologista.
Ainda em entrevista, o médico alergologista ressalta a importância de seguir orientações de um profissional da saúde para tratar possíveis alergias que surgem neste tempo seco.