Jacy Prado, diretor presidente da Águas de Teresina, comenta sobre o saneamento em Teresina
Em comemoração mês de aniversário da rádio Teresina FM 91,9 e da capital Teresina, a emissora vem realizando uma ampla discussão de temas voltados ao interesse público. Nesta segunda-feira, recebemos o diretor presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado, para discutir conosco sobre a situação do saneamento na capital.
“Quando avançamos nos indicadores do saneamento, seja em uma água de qualidade, ou mesmo no tratamento do esgoto, nós estamos falando de saúde. Desde de 2017, ano em que a Águas de Teresina chegou na capital, os indicadores de internações por diarreias reduziram em 68%, que são as doenças atreladas ao saneamento”, afirma Jacy Prado.
Segundo o diretor presidente da Águas de Teresina, investir em saneamento básico é essencial para o crescimento da capital. ” De forma geral, saneamento é dignidade para a população de Teresina”, ressalta Jacy Prado.
Ainda em entrevista, Jacy Prado afirma que, atualmente, o foco da Águas de Teresina está sendo o esgotamento sanitário. O objetivo deste sistema é coletar e tratar os esgotos domésticos e com isso evitar a proliferação de doenças e a poluição de corpos hídricos após seu lançamento na natureza. Em 2022, em Teresina, a taxa de esgotamento sanitário subiu para 42%.