Sara Cardoso comenta sobre a situação atual das queimadas no Piauí
Em entrevista à Teresina FM, Sara Cardoso, climatologista e Validadora do Monitor das Secas da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), comenta sobre a situação atual das queimadas em todo o estado. A climatologista faz um alerta sobre os perigos das queimadas provocadas pela população. “Como nós estamos em um período muito seco e com uma umidade muito baixa, a questão das queimadas podem ser agravadas facilmente”, explica a climatologista.
Sara Cardoso comenta sobre a questão cultura em atear fogo para “limpar” o terreno. “Os municípios não dão apoio a população para o manejo correto dos resíduos sólidos, com isso, a população junta aquelas folhas e coloca fogo. O problema está no possível descontrole desse fogo”, afirma Sara Cardoso.
Sobre a previsão chuvosa, a climatologista afirma que o Iment informou nesta segunda-feira(11) a Semarh que há probalidade de chuvisco isolados no sul do Piauí. “A previsão é para este final de semana e iniciou da outra. Mas durante a semana iremos atualizar estás informações, porque o El Niño ainda está muito atuante sob os sistemas, e assim ele pode interferir nas previsões”, diz a climatologista.
El Niño se refere ao aquecimento anormal das águas do Pacífico. Ele altera temporariamente a distribuição de umidade e calor no planeta, principalmente na zona tropical. Com isso, o Brasil é afetado com secas prolongadas e calor no Norte e Nordeste e chuvas intensas e volumosas na região Sul.