A psicóloga Thais Morais comenta sobre o projeto e afirma que a exposição de casos de suicídios são danosos à população
Setembro Amarelo marca a campanha de conscientização sobre a importância da saúde mental. Em entrevista à Teresina FM, a Gerente de Prevenção ao Suicídio da Secretaria de Saúde do Estado, Thais Morais, afirma que atualmente é disponibilizado serviços de atendimento psicológico gratuito pelo projeto Minutos Pela Vida.
“O projeto tem como público alvo a população de adultos (maior de 18 anos) e idosos do Estado do Piauí que apresentarem sofrimento psíquico. Essa pessoa pode entrar em contato através dessa chamada telefônica gratuita, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 12h e de 13h às 17h. Após esse acolhimento, encaminhamos o paciente para uma rede de suporte”, explica Thais Morais sobre o funcionamento do projeto Minutos Pela Vida.
De acordo com a psicóloga, o projeto visa, por meio de acolhimento e uma escuta qualificada, atender o paciente que está em situação de sofrimento.
Ainda em entrevista, a psicóloga afirma que a exposição na mídia de casos de suicídio sem o devido cuidado pode ter efeitos danosos à saúde mental da população. “Essa divulgação acaba sendo uma motivação às outras pessoas. Querendo ou não, as pessoas se motivam a fazer porque o outro fez”, ressalta Thais Morais.