O auditor fiscal Henry Portela Lopes é o responsável pela apuração desta folha
A Prefeitura de Teresina vai fazer um pente fino com uma auditoria na folha de pagamento, desta vez mais nos terceirizados e comissionados em todas as pastas da administração municipal. O objetivo é depurar a folha e tirar dela quem nem vai trabalhar. Pois é, tem! Um bocado de indicado, principalmente por político.
Uma parte só recebe mesmo. O auditor fiscal Henry Portela Lopes é o responsável pela apuração desta folha. Primeiro identificar quem realmente trabalha. Depois ver os excessos. E como tem. O prefeito quer dar mais eficiência e uma enxugada nos custos do pagamento com pessoal.
Já existem as preocupações com o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal já que a receita corrente liquida também diminuiu, com isso o percentual de gastos com o pagamento de pessoal tende a aumentar. As duas pastas, as maiores, são Educação e Saúde, onde deve haver uma atenção redobrada.
Os comissionados e terceirizadas nessas duas secretarias são em maior número. E boa parte das indicações partem também dos vereadores que integram a base de sustentação política do prefeito. Mas, no primeiro momento, querem acabar com fantasmas e lagartas que existem na folha.