Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh)
Teresina bate recorde de temperatura em 2023 chegando aos 40,2 ºC nesta segunda-feira (25). Além do calor na capital, no mesmo dia Oeiras, localizada no sul do Piauí, registrou a maior temperatura da história com 42,4°C.
Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh).
Outros municípios também pontuaram temperaturas máximas extremas nesta segunda-feira (25). Picos superou sua máxima já registrada no mês de setembro sendo 41,6°C; Floriano apresentou máximas 42°C; Piripiri marcou máxima de 41,6°C; e Castelo do Piauí com 41,2°C.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH/PI), diversos fatores influenciam para as máximas extremas observadas nos últimos dias no estado do Piauí como o El Niño (e sua influência sobre os sistemas atmosféricos), o período crítico do “B-R-O-BRÓ” (última quinzena de setembro e primeira quinzena de outubro) e a mudança de estação (Inverno para a Primavera).