O evento, realizado pelo Instituto Rizo Movement, visa promover visibilidade a paralisia cerebral
A corrida “Rizo nas Ruas: correndo por inclusão“, será realizada pela Instituto Rizo Movement, uma associação que assiste pessoas com paralisia cerebral . O evento ocorre neste domingo, dia 15 de outubro, ás 07:00h na AV. Marechal Castelo Branco. Em entrevista à Teresina FM, a médica e idealizadora do projeto, Clara Linda Alencar, comenta sobre o evento e a importância em dar visibilidade a paralisia cerebral.
A Paralisia Cerebral é uma condição neurológica permanente, mas não progressiva, que ocorre no desenvolvimento do cérebro fetal ou infantil – até 02 anos de idade, acometendo 3 a 7 em cada mil crianças nascidas vivas em todo o mundo, e é caracterizada como a causa mais comum de deficiências graves na primeira infância.
“A paralisia cerebral é uma das doenças mais comuns da infância e pouco assistida, então as pessoas poucos sabem sobre essa doença. Há 7 anos a gente vem desenvolvendo um trabalho em relação ao descortinar dessa condição que afeta tantas pessoas pelo mundo”, afirma a médica Clara Linda Alencar.
O processo de reabilitação da paralisia cerebral envolve diversos profissionais da saúde e pode resultar em grandes avanços para pessoas com a paralisia. O Instituto Rizo Movement, entidade filantrópica situada no bairro Gurupi, na zona Sudeste de Teresina, está transformando vidas através da construção de oportunidades inclusivas e possibilidades terapêuticas para esse público.