O objetivo é ampliar e qualificar o acesso humanizado e a atenção integral ao paciente politraumatizado, além de desenvolver ações para garantir o acesso com qualidade a esses serviços.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Rede de Urgências e Emergências (RUE), vai implantar o programa Linhas de Cuidado ao Trauma, ação que busca reduzir a morbimortalidade em decorrência de acidentes.
O objetivo é melhorar o atendimento ao paciente politraumatizado, promover a saúde, prevenir lesões e reduzir a morbimortalidade por trauma no Piauí.
“Diante dos dados epidemiológicos do Piauí, pode-se perceber o impacto dos acidentes, principalmente de trânsito envolvendo motocicletas, nas demandas dos serviços de saúde. E atentos a essa questão estamos estruturando a linha de cuidado ao paciente politraumatizado, que vai desde a prevenção à reabilitação”, explica o superintendente de Gestão da Sesapi, Jônatas Melo.
O programa busca promover a vigilância e prevenção do trauma, incentivando a criação de núcleos de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde (PVPS) e projetos de prevenção relacionados ao trauma.
Além disso, visa descentralizar os serviços de cirurgias ortopédicas e habilitar Centros de Trauma para um atendimento hierarquizado e referenciado.