Média diária de roubos de celulares caiu 50% na capital piauiense
De acordo com os dados da Superintendência de Operações Integrada (SOI), Diretoria de Inteligência Estratégica (DINTE) e Gerência de Dados (GACE/GDC), foi registrada uma redução de 50% na média móvel diária do número de roubos de aparelhos celulares em Teresina. O estudo considerou os roubos ocorridos entre as datas de 1° de janeiro de 2022 e 20 de novembro deste ano.
De acordo com o superintendente de Operações Integradas (SOI), delegado Matheus Zanatta, as intimações em massa e as sete fases da “Operação Interditados”, que tem como objetivo combater a comercialização de produtos ilegais e a prática de receptação, foram essenciais para a diminuição dessa prática criminosa.
“Antes das intimações e operações, nós tínhamos uma média de 38,31 celulares roubados por dia, e após esse trabalho conseguimos reduzir para 19,70, ou seja, uma diminuição significativa. Isso porque os consumidores finais estão deixando de comprar celulares com origem duvidosa”, explicou o delegado.
“Esse estudo foi realizado pela Gerência de Dados do DataSSP, que tem o objetivo principal de orientar o gestor na tomada de decisão. Através desses dados, monitoramos e avaliamos o impacto das ações da segurança pública, não só nos roubos de celulares, mas nas Mortes Violentas Intencionais (MVI), roubo e furto de veículos. Avaliando o impacto da operação Interditados e as intimações feitas pelo WhatsApp, percebemos que foi uma estratégia eficiente no combate de roubo de celular, tendo em vista que observamos uma queda brusca na quantidade de aparelhos roubados diariamente em Teresina”, pontuou o gerente de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Segurança Pública do Estado, delegado João Marcelo Brasileiro.