Ex-presidente da Equatorial, Nonato Castro, comenta sobre a importância de energias alternativas
O engenheiro Nonato Castro comenta sobre produção e distribuição de energia em entrevista à Teresina FM. “A energia é muito importante para o desenvolvimento do país, e as fontes de energias alternativas estão cada vez mais presentes na vida do cidadão”, afirma o ex-presidente da Equatorial.
Em entrevista ao JT1, Nonato Castro fala sobre o funcionamento da energia solar e o surgimento do hidrogênio verde. “Existem pesquisas para se ter baterias que possa armazenar a energia solar que sobra durante o dia para noite, mas esse carregador não foi descoberto com eficiência para garantir essa permanente utilização da energia alternativa. Mas o aumento da utilização dessa energia é uma realidade, e agora vem a aparição do hidrogênio verde”, afirma o engenheiro.
Ainda em entrevista, o ex-presidente da Equatorial explica o surgimento das grandes empresas de energia privatizadas. “Privatizaram as concessionárias por falta de recursos públicos, o governo e as outras instituições não tinha recursos para investir. Por conta disso veio a privatização para atrair capital privado, para fazer investimentos necessários que o Brasil precisa”, afirma Nonato Castro.
Nonato Castro ainda ressalta que a falta de planejamento e de recursos é um dos motivos centrais das dificuldades da gestão de energia no Brasil. “Mais ou menos 49% que você paga na sua conta de energia são de tributos em encargos como PIS, COFIS, ICMS, uso do sistemas. Além disso, ainda há o fato da dependência dos reservatório de água, que não são bem administrados”, diz Nonato.