14/11/2024

Geral

Rafael e Alckmin lançam projeto de hidrogênio verde no Litoral do Piauí

As construções da primeira etapa, com a liberação das licenças, terá início das obras até dezembro do próximo ano. 

Compartilhe agora

Publicado por: Lilian Oliveira 16/12/2023, 11:43

Na tarde desta sexta-feira (15), em Parnaíba, o governador Rafael Fonteles, com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, lançou o chamado HUB de Hidrogênio verde, localizado na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), e terá investimentos na ordem de R$200 bilhões e deve abastecer o mercado europeu com energia limpa.

Além de Fonteles e Alckmin, também participaram o ministro do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, e o Diretor-Presidente da ZPE do Piauí, Álvaro Nolleto.

Com investimento de R$200 bilhões, a expectativa é atender o mercado europeu ao fim da primeira etapa das obras até 2027 (Foto: Divulgação)

Durante seu discurso, Rafael reforçou o potencial do Piauí e do nordeste como líderes na revolução de produtos da indústria verde. “Precisamos industrializar o nordeste e o Piauí a partir da nossa vocações, e a nossa vocação chegou: é a indústria verde; não somente a produção da molécula de hidrogênio, mas para sermos realmente os maiores fabricantes do mundo inteiro de produtos verdes como fertilizantes e aço, sem utilizar combustíveis que emitem o CO2”, frisou Fonteles.

O vice-presidente, Geraldo Alckmin corroborou com a ideia de explorar as potencialidades do Piauí nessa nova industrialização, desenvolvendo um grande complexo verde que irá desenvolver várias frentes tecnológicas. “Aqui tá o maior exemplo da nova indústria, inovadora e verde; olha o que teremos de inovação tecnológica aqui, startups, pesquisa e várias indústrias verdes como a da amônia e do hidrogênio, um grande complexo industrial verde, visando a descarbonização”, reforçou.

As construções da primeira etapa, com a liberação das licenças, terá início das obras até dezembro do próximo ano.

As empresas responsáveis pelos dois empreendimentos são a Green Energy Park e a Solatio, que, juntas, vão gerar 20 mil empregos na região com uma produção energética de 20GW.

As obras das usinas para a produção de amônia, que depois será beneficiada em hidrogênio, devem começar no final de 2024. A primeira etapa está prevista para ser concluída em 2027, seguindo as etapas seguintes até o ano de 2035.

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM