15/11/2024

Geral

Piauí Pet Castramóvel atinge marca de 1.600 atendimentos e realiza mais de 500 castrações em 2023

Teresina, onde o projeto foi lançado e iniciado, tem o maior número de castrações realizadas: 306 ao todo

Compartilhe agora

Publicado por: Caio Rabelo 02/01/2024, 10:40

O projeto itinerante Piauí Pet Castramóvel atendeu 1.610 animais em 2023. O projeto atingiu a marca de 543 animais castrados e que passaram pela implantação de microchip. O objetivo da ação é promover a saúde e controle da população de animais domésticos e em situação de rua.

Teresina, onde o projeto foi lançado e iniciado, tem o maior número de castrações realizadas: 306 ao todo. Parnaíba vem logo em seguida, com 157 animais castrados em 2023. E Picos, terceira cidade a receber o projeto este ano, conta com 80 castrações já realizadas, com implantação de microchip.

Foto: Divulgação/Secom

Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, o projeto se alinha às pautas promovidas pela secretaria de forma a abranger animais domésticos, de rua e aqueles resgatados por ONGs.

“É uma recomendação do governador que avancemos nas políticas públicas que atendam aos animais, assegurando seus direitos e a sua proteção. Neste primeiro ano, priorizamos os animais de ONGs e de protetores individuais”, disse o secretário. “Essa ação pioneira no estado busca, para além de dar atenção ao tema da castração para o controle populacional de cães e gatos, evitar a disseminação de doenças provenientes dos animais em situação de rua. Com certeza, os resultados das ações promovidas durante este ano mostram que estamos no caminho certo”, complementou o gestor.

Três edições do projeto foram realizadas no ano de 2023: a primeira em Teresina, no mês de setembro; a segunda em Parnaíba, em outubro, e a terceira e última ação foi realizada no município de Picos, em novembro.

Jurema Chaves, diretora de Conservação da Biodiversidade da Semarh, diretoria responsável pelo projeto, comemorou o sucesso das edições e ressalta as expectativas para 2024. “É um projeto que tem um impacto grande e bastante positivo. Em 2023, cadastramos mais de 1.600 animais, e desse número, mais de 300 animais já foram castrados. No próximo ano, o projeto vai ter continuidade, e até 2026 vai chegar a todos os municípios do Piauí, realizando todas as etapas do atendimento: cadastro, triagem, castração e implantação de microchip”, confirmou a gestora.

 

Compartilhe agora

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM