Pedro Nogueira, presidente do CRECI-PI, afirma em entrevista que em 2024 o ramo imobiliário tende a expandir
Em entrevista à Teresina, Pedro Nogueira, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí (CRECI-PI), comenta sobre o ramo imobiliário no estado. “Em 2023 o ramo imobiliário esteve em uma situação de estabilidade, e seguimos em 2024 com expectativa de crescimento. Grande parte das transações imobiliárias ocorrem através de financiamento, na ausência do recurso para comprar um imóvel a vista as pessoas solicitam o banco para realizar a compra”, explica Pedro Nogueira.
“Outro ponto que influencia bastante é a taxa de juros, temos uma taxa de juros de 9 a 10 por cento ao ano para o financiamento imobiliário. É uma taxa reduzida, mas ainda é uma das maiores taxas dos últimas 20 anos”, afirma Pedro Nogueira. O presidente do CRECI relembra que, durante o período de pandemia, a taxa de financiamento esteve a 6% ao ano.
Ainda em entrevista, o presidente do CRECI explica sobre a influência da taxa Selic no setor imobiliário. “Em 2020 nós tínhamos uma Selic a 2%, hoje a Selic está aproximadamente 11%, com expectativa de redução. Com a redução da Selic o juros habitacional também será reduzido, facilitando a aquisição da casa própria”, explica Pedro Nogueira.
O presidente comenta também sobre o benefício do programa Minha Casa, Minha Vida no setor imobiliário. “Minha Casa, Minha Vida foi completamente remodelado, se antes tínhamos um limite de compra de imóvel até 190 mil, hoje o limite é até 380 mil, ou seja, mais pessoas podem financiar através deste projeto”, diz o Pedro Nogueira.