Foram empossados os juízes juristas José Maria de Araújo Costa e Fábio Legal da Silva Viana
Matéria de Kelvyn Coutinho
Em sessão solene realizada nesta terça-feira (23), no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), tomaram posse nos cargos de juízes membros da Corte Eleitoral, nas classes de juízes juristas titular e substituto, respectivamente, José Maria de Araújo Costa e Fábio Leal da Silva Viana, para o biênio 2024/2026.
A solenidade foi conduzida pelo atual presidente da Corte Eleitoral, desembargador Erivan Lopes, que parabenizou os novos empossados e explicou a demora no preenchimento das vagas de juízes juristas, que estavam vagas desde julho de 2023.
“O processo de escolha dos juízes na categoria de jurista é complexo. O Tribunal de Justiça do Piauí escolhe 3 nomes, o Tribunal Superior Eleitoral faz a conferência se os nomes indicados preenchem os requisitos constitucionais e depois vai à Presidência da República que, geralmente, leva um tempo para essa indicação. Enquanto isso, os suplentes ficam aqui em substituição integrando o tribunal”, comentou o desembargador.
O recém-empossado juiz José Maria Costa afirmou que seu maior desafio perante ao novo cargo será o combate às fake news e ao mau uso das redes sociais durante o período eleitoral.
“A Justiça Eleitoral já está fazendo parceria com as grandes plataformas digitais para ter capacidade de identificar e de retirar do ar em tempo hábil todas as desinformações. Na verdade, as fake news vêm se aperfeiçoando e agora com as deepfakes, que é essa possibilidade de manipulação do vídeo, do áudio, da imagem do candidato, é o novo problema que se apresenta para a Justiça Eleitoral. Então, nesse sentido, acredita-se que nesse ano ainda vamos ter a grande missão de combater tudo em relação a isso”, declarou o juiz.