15/11/2024

Geral

Janeiro branco: mês de conscientização da saúde mental e emocional

A psicóloga Mariana Nascimento alerta aos cuidados necessários com a saúde mental

Compartilhe agora

Publicado por: Jade Luara 24/01/2024, 08:59

Durante o mês de janeiro é promovida a conscientização da saúde mental. Conhecido como janeiro branco, a campanha visa alertar para os cuidados com a mental e o emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. Em entrevista à Teresina FM, a psicóloga Mariana Nascimento comenta sobre a importância da ajuda profissional.

Foto: Reprodução/GOV

As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas.

“Neste ano campanha do janeiro branco explora o que podemos fazer na prática e nos incentiva a começar hoje o cuidado com a saúde mental. De acordo com a organização mundial de saúde, os brasileiros estão entre as pessoas mais ansiosas, o que preocupa os profissionais da área fazendo com que essa campanha seja tão necessário”, explica a psicóloga.

Mariana Nascimento ainda explica em entrevista que após o cenário de pandemia houve um aumento do número de pessoas que buscaram por tratamentos voltados à saúde emocional. “Sabemos que antes da já havia um grande número adoecimento mental, mas a pandemia trouxe esse alerta para pessoas se cuidarem mais”, diz Mariana.

A psicóloga faz um alerta para que o tratamento seja realizado o quanto antes. “É importante a partir de hoje observarmos o que está acontecendo em nossas vidas e o que está impactando nossa saúde mental”, afirma a psicóloga.

Mariana alerta para os sinais do adoecimento relacionado à saúde mental, como excessos ou ausência de nosso, falta de equilíbrio na alimentação, os cuidados em relação a trabalho, entre outros. “Um dos primeiros sinais que a gente observa que nossa saúde mental não está bem é quando encontramos dificuldades para dormir, é preciso estar alerta a ausência de sono e ao sono em excesso ao longo do dia”, ressalta a psicóloga.

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM