Protesto da categoria, que está em greve desde 2 de janeiro, ocorreu em frente ao Centro de Convenções e cobrou resposta do governador
Matéria de João Victor Peixe
A Associação dos Docentes da UESPI (ADCESP) realizou hoje (30) pela manhã, um ato público em frente a entrada do Centro de Convenções de Teresina, durante a abertura do evento “Gestão que Transforma 2024″, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC).
Os professores da UESPI, em greve desde o dia 2 de janeiro, manifestaram-se contra o corte nos salários de 63 professores, exigindo o reajuste salarial de 22% e reforçando a necessidade de negociação do governo do estado com a categoria.
A categoria docente está há 10 anos sem recomposição das perdas inflacionárias, acumulando uma defasagem superior a 68%. Além dos vários problemas estruturais, a associação afirma que faltam professores e que as políticas de permanência estudantil são precárias.
Manifestantes da ADCESP. (Foto: João Victor Peixe)
“Desde o início da greve, a palavra-chave do sindicato é negociar. Mas do outro lado, o governador tem se negado a conversar conosco, ele sequer aceita receber as nossas pautas. Muito se fala em democracia na educação básica, mas há de se observar que não há educação básica sem o ensino superior. E o governo age de forma antidemocrática ao não aceitar conversar com os professores da UESPI. A greve está potente, os campi de Campo Maior, Piripiri e Parnaíba também aderiram e os professores não vão voltar atrás, o governador precisa cumprir seu papel de gestor público e negociar conosco”, declara o professor Antônio Dias, membro da ADCESP.
Anunciando como o maior encontro de Gestores Educacionais do Piauí, o “Encontro Gestão Que Transforma 2024” é realizado nos dias 30 e 31 de janeiro, no Centro de Convenções e no Hotel Blue Tree Towers Rio Poty, com a presença de mais de 1000 gestores da Educação em Teresina, secretários de educação e o governador Rafael Fonteles.