Edivar Carvalho fala sobre as ações do Procon e a prática da reduflação
Em entrevista ao Jornal da Teresina 1ª Edição o coordenador técnico do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Edivar Carvalho, comenta sobre o balanço das ações de 2023 e a prática da reduflação.
“Em 2023 atingimos nossa meta com 224 municípios fiscalizados no segmento mercado e combustível, para verificar se o consumidor estava recebendo um produto de qualidade. Adquirimos um laboratório móvel, com recursos do fundo de defesa do consumidor, no valor aproximadamente de 1 milhão de reais”, afirma Edivar Carvalho.
“Acreditamos que neste ano os números de postos de combustíveis irão reduzir porque verificamos que com as infrações os processos estão andando, estão multados, gerando bons resultados”, explica o coordenador técnico do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor. Ainda em entrevista, Edivar comenta que nas fiscalizações do painel de Pesquisa de Preços – Volta às Aulas 2024 houveram poucas reclamações.
Ainda em entrevista, o coordenador comenta sobre uma prática que vem ganhando lugares nas prateleiras do comércio. “Identificamos a prática da reduflação, onde é reduzido a quantidade do produto e não alteram o valor, passando despercebido pelo consumidor”, explica Edivar Carvalho. A prática consiste em vender produtos menores com preços iguais vieram para ficar, ou seja, as embalagens dos produtos estão ficando menores, mas o preço segue o mesmo.
“O Procon tem atuado para evitar essa prática verificando se o produto respeita as regras do Ministério da Justiça, que afirma que essa prática é ilegal desde que seja informado ao consumidor no rótulo do produto”, explica Edivar Carvalho.