Coronel Carlos Augusto, secretário da Sejus, comenta sobre os desafios e Reformas em Destaque no sistema penitenciário do Piauí
Em entrevista à Teresina FM nesta quarta-feira (13), o Coronel Carlos Augusto, secretário da Secretaria de Estado da Justiça do Piauí, comenta sobre o sistema penitenciário do estado e ações da Sejus.
De acordo com o secretário, o Piauí enfrenta grandes desafios no sistema penitenciário. “Desde que o governador me convidou para fazer parte da sua equipe como secretário, eu disse a ele que nós teríamos um grande desafio na justiça, porque nós tínhamos três mil e cem vagas para cinco mil presos em janeiro de 2023. Hoje são 6.500 presos, no ano passado recebemos 1.500 pessoas a mais para colocar no sistema”, diz o Coronel Carlos Augusto.
Ainda em entrevista, o coronel comenta sobre o apoio e sua relação com o governador do Piauí, Rafael Fonteles. “Eu tenho filmado e fotografado nossa situação e encaminhado para o governador, e eles têm nos apoiado. Junto com o governador, estamos reconstruindo todo o sistema penitenciário e esse é um grande desafio”, afirma o secretário em entrevista ao Jornal da Teresina 1ª Edição.
“Ao longo de décadas foi se construindo depósitos de pessoas no Piauí e em todo o Brasil. Era para tirar as pessoas de circulação, não tinha políticas públicas que pudessem cumprir as leis e proporcionar às pessoas privadas de liberdade uma possibilidade de retornar à sociedade de forma digna”, comenta o secretário sobre o cenário do sistema prisional do Brasil.
Entre as ações realizadas recentemente pela Sejus, o Coronel Carlos Augusto comenta sobre a reforma na Colônia Agrícola Major César. “Estamos realizando reformas na penitenciária Major César, que foi construída em 1971 como um campo agrícola e desde então nunca havia passado por uma reforma”, afirma o coronel.