O desembargador Sebastião Ribeiro Martins foi empossado como novo presidente da instituição; e o desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas como vice-presidente e corregedor regional eleitoral
Matéria de Lays Viana
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) empossou, na manhã desta segunda-feira (8), o desembargador Sebastião Ribeiro Martins como novo presidente da instituição; e o desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas como vice-presidente e corregedor regional eleitoral.
Ambos atuarão no biênio 2024-2026 e irão comandar as eleições municipais deste ano no estado. Sebastião Ribeiro Martins substitui Erivan Lopes, que estava à frente da Corte desde 2022. Segundo o novo presidente, a instituição está se preparando para reforçar a segurança nas eleições municipais, com a elaboração de um plano de segurança junto à Polícia Militar, em que será feito o mapeamento das cidades que já têm histórico de violência no pleito eleitoral.
“O estado do Piauí, tradicionalmente, é um estado tranquilo, pacato. Então, nós esperamos que sejam eleições tranquilas. Agora se, eventualmente, em determinado município, surgir problema de violência política, aí, sim, o juiz eleitoral poderá requisitar força federal para a gente garantir a segurança no pleito. O nosso objetivo é que o eleitor vote livre e conscientemente, sem abuso do poder econômico e que sejam eleições tranquilas, sem violência”, explica o desembargador Sebastião Ribeiro Martins.
O vice-presidente e corregedor regional eleitoral contou à equipe da Teresina FM que um dos maiores desafios atuais para o TRE é o combate às fake news. “Nós vamos estar atentos a tudo isso e as punições já foram aumentadas para quem tentar enveredar por esse caminho, e culmina com a cassação não só do registro, mas do próprio mandato, se assim for constatado”, frisa.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), também participou do evento e destacou a confiança na nova gestão.
“Temos uma felicidade de ter boa gestões à frente do TRE, tanto com o presidente Erivan e o desembargador James, e agora com presidente Sebastião Martins, e o vice e corregedor, Ricardo Gentil. Tenho certeza que vão continuar colocando a Justiça Eleitoral nesse patamar elevado de celeridade, rigor, de aplicação da Lei, com o selo Diamante, que foi reconhecido pelo CNJ [Conselho Nacional de Justiça]. Então, confio muito na gestão deles.
A solenidade foi realizada no Plenário da Casa, de forma híbrida, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do TRE-PI e contou com as presenças de autoridades e políticos.