Ao todo, foram cumpridos 45 mandados judiciais, sendo 14 de prisão
Durante a semana de 15 a 19 de abril deste ano, a Polícia Federal no Piauí desencadeou uma série de ações visando o combate a diferentes modalidades de crimes. As ações foram conduzidas por diversas unidades e delegacias especializadas, cada uma focada em áreas específicas de atuação criminosa.
Na terça-feira (16/4), a Delegacia de Repressão a Entorpecentes deflagrou a Operação Carga Oculta, concentrando esforços no enfrentamento ao tráfico de drogas interestadual. Nesta ação, foram cumpridos cinco mandados de prisão e três de busca e apreensão nas cidades de Teresina/PI e Fortaleza/CE.
A Delegacia de Repressão ao Crime Organizado executou, na quinta-feira (18/4), a Operação Manager, concentrando-se na investigação de corrupção e fraudes em financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A operação culminou com o cumprimento de duas ordens judiciais de busca e apreensão e sequestro de bens e valores na capital piauiense.
Ainda na quinta-feira (18/4), a Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio efetuou a prisão de um suspeito envolvido em um assalto aos Correios ocorrido em 2023. O mandado de prisão temporária foi emitido pela 1ª Vara Criminal Federal da Seção Judiciária do Piauí.
No que diz respeito à captura de foragidos, o Grupo de Capturas da Superintendência Regional no Piauí executou quatro mandados de prisão, sendo dois em Teresina, um em São Raimundo Nonato/PI e um em São Paulo/SP, incluindo uma acusação de homicídio.
A Unidade de Inteligência Policial da Delegacia Regional de Polícia Federal em Parnaíba/PI também teve destaque ao localizar e prender, com o apoio da SR/PF/DF, da Policia Civil e Militar do Piauí e da Polícia Militar do Maranhão, quatro pessoas em território nacional, com ênfase na prisão de um condenado por estupro de vulnerável.
Encerrando a semana, na sexta-feira (19/4), a Delegacia Regional de Polícia Federal em Parnaíba desencadeou a Operação 45 Graus, com o intuito de desmantelar esquemas de corrupção no interior do estado. A operação resultou no cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão e 11 de sequestro de bens e valores.
Essas ações evidenciam o compromisso da Polícia Federal em promover a segurança e combater a criminalidade em todas as suas formas.