A coordenação de Igualdade Racial tem o objetivo de propor e acompanhar as políticas públicas
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP/PI), passa a contar com duas novas coordenações, a de Igualdade Racial e a de Proteção aos Animais. O decreto que aprova a modificação na estrutura do órgão, foi assinado pelo governador Rafael Fonteles e publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 18 de abril.
A coordenação de Igualdade Racial tem o objetivo de propor e acompanhar as políticas públicas para eliminar qualquer forma de discriminação racial individual ou institucional, visando garantir à população negra, comunidades tradicionais de matriz africana e grupos étnico-raciais diretos historicamente discriminados para efetivação da igualdade e os direitos individuais.
“Vamos desenvolver ações de prevenção e enfrentamento a toda forma de violação dos direitos e de discriminação da população negra, cigana, indígena e comunidades tradicionais de matriz africana, com ênfase nos programas, projetos e a capacitação das Forças de Segurança Pública na política de enfrentamento à discriminação racial”, explicou secretário de Segurança Chico Lucas.
As coordenações estarão vinculadas à Superintendência de Cidadania e Defesa Social através a Diretoria de Defesa Social da Secretaria de Segurança.