16/11/2024

Geral

Google proibirá anúncios políticos a partir de maio no Brasil

A restrição aos anúncios irá iniciar em maio, junto a entrada em vigor das resoluções do TSE

Compartilhe agora

Publicado por: Jade Luara 25/04/2024, 07:34

O Google comunicou nesta quarta-feira (23) que irá proibir anúncios políticos durante as eleições municipais de outubro.

A medida foi implementada pela plataforma em virtude da resolução aprovada em fevereiro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que visa restringir o uso de inteligência artificial e implementar medidas para combater a circulação de informações falsas ou descontextualizadas.

Google Ads, plataforma de anúncios (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Em comunicado, o Google afirmou que a restrição aos anúncios começará em maio, coincidindo com a entrada em vigor das resoluções do TSE.

A empresa também manifestou seu apoio à integridade das eleições, destacando que atualizará sua política de conteúdo político no Google Ads para não permitir mais a veiculação de anúncios políticos no país.

Seguindo as diretrizes do TSE, as redes sociais deverão tomar providências para evitar ou reduzir a disseminação de informações falsas ou descontextualizadas. As plataformas que não removerem conteúdos antidemocráticos e discursos de ódio serão responsabilizadas.

Além disso, a resolução regulamenta o uso de inteligência artificial durante as eleições municipais de outubro, proibindo a manipulação de conteúdo falso para criar ou alterar imagens ou vozes de candidatos com o intuito de prejudicar ou beneficiar candidaturas. Também foi aprovada a restrição do uso de chatbots e avatares para intermediar a comunicação das campanhas com eleitores.

De acordo com o TSE, o objetivo é evitar a disseminação de montagens de imagens e vozes produzidas por aplicativos de inteligência artificial para manipular declarações falsas de candidatos e autoridades envolvidas no processo eleitoral.

Confira a nota do Google na íntegra 

As eleições são importantes para o Google e, ao longo dos últimos anos, temos trabalhado incansavelmente para lançar novos produtos e serviços para apoiar candidatos e eleitores. Para as eleições brasileiras deste ano, vamos atualizar nossa política de conteúdo político do Google Ads para não mais permitir a veiculação de anúncios políticos no país. Essa atualização acontecerá em maio tendo em vista a entrada em vigor das resoluções eleitorais para 2024. Temos o compromisso global de apoiar a integridade das eleições e continuaremos a dialogar com autoridades em relação a este assunto.”

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM