O mutirão é destinado aos pacientes que estão na fila de regulação para alguma das especialidades contempladas
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou no sábado (18) o quarto mutirão de consultas e exames do Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo. A ação, que teve como objetivo reduzir as filas de espera do SUS, ofertou consultas nas áreas de cardiologia, ortopedia, dermatologia e oftalmologia, além de exames como raio x e eletrocardiograma.
O mutirão é destinado aos pacientes que estão na fila de regulação para alguma das especialidades contempladas. “Os pacientes foram contatados por telefone e também pelos agentes de saúde de cada área, e ontem abrimos agendamento nas Unidades Básicas de Saúde para duas especialidades”, comenta Roberta Berté, diretora de Atenção Especializada da FMS.
O presidente da FMS, Ítalo Costa, visitou o mutirão e ressaltou a grande movimentação do local. “Este é nosso mutirão recorde, e com esta quantidade de pacientes sendo atendidos com certeza estamos dando grande vazão às filas. Este é mais um trabalho entregue à sociedade pela FMS e vamos seguir cumprindo esta missão”, disse o gestor.
Helena Nascimento é uma dona de casa que veio para atendimento de ortopedia no mutirão. Ela comenta que ficou satisfeita com a agilidade do serviço, que a encaminhou diretamente do consultório para a sala de raio x.
A meta é realizar um total de cinco edições, sempre nas manhãs de sábado. O presidente da FMS pontuou ainda que, dependendo da demanda pra certas especialidades, mais mutirões podem ser realizados.