Evento acontece até sexta-feira em Teresina
Matéria de Lays Viana
O ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Wellington Dias (PT), anunciou à imprensa, nesta quarta-feira (22), que a 3ª reunião da Força Tarefa para a construção da Aliança Global contra e Fome e a Pobreza no âmbito do G20, realizada na capital piauiense, tem como foco a produção de um relatório dividido em três documentos.
Os pontos centrais discutidos pelas 41 delegações participantes são uma declaração de compromisso dos países, em que cada nação seguirá sua própria constituição para elaboração de um plano. Também serão debatidos termos da aliança global e um documento que oficializa a fundação da aliança.
Wellington Dias explicou que o grupo de trabalho definiu que não será criado um novo órgão nem a estruturação de um novo fundo.
“O produto que se espera dessa agenda da força-tarefa do G20 são três produtos principais. É uma declaração a ser feita pelos países do G20, mas também por outros países que não são membros e venha aderir. É um documento, em palavras simples, que ali tem os compromissos a se implementar em cada país. Um outro documento são os termos da aliança. Se vai ter aliança, como é que vai funcionar ? Quais as condições para um país participar? Devemos ter uma decisão de países que apresentem um plano para apoiar os países em desenvolvimento. O terceiro documento é a fundação da aliança global contra a fome e a pobreza”, disse o ministro.
O evento segue até esta sexta-feira (24), cujas reuniões são fechadas entre os membros das delegações. O debate será a base para a reunião da cúpula do G20 em novembro, no Rio de Janeiro, quando os líderes de cada país virão ao Brasil para tratar de propostas sobre o combate à fome e pobreza no mundo.