Diretor jurídico da Sejus comenta sobre a realização do procedimento e ações do órgão no estado
A Secretaria da Justiça (Sejus) iniciou o exame criminológico para progressão de regime. Presos em regime fechado no Piauí, além de cumprir os requisitos, deverão passar por esse exame para avançar ao semiaberto.
Em entrevista à Teresina FM, o diretor jurídico da Secretaria de Justiça (Sejus), Heitor Bezerra, comenta sobre a realização e importância do procedimento. “Em 2024 passou a ser obrigatório da realização desse exame, para que o interno que esta cumprido pena em regime fechado progrida para o regime semi-aberto”, explica o entrevistado.
De acordo com Heitor Bezerra, o exame criminológico é feito por um equipe multiprofissional, chamada de comissão técnica de classificação, e consiste na análise do comportamento do interno durante o cumprimento da pena durante todo o período que ele passou custodiado na unidade.
Ainda em entrevista, o diretor jurídico. Da Sejus comenta sobre o cenário atual do órgão no estado. “Esperamos inaugurar um unidade nova prisional no município de Buriti dos Lopes, a previsão é de que em setembro seja aberta essa unidade com mais de 300 vagas. Além disso, está sendo feito reformas e ampliações em mais de 8 unidades prisionais”, diz Heitor.