Cerca de 200 policiais militares irão atuar na segurança do evento
A Polícia Militar do Piauí, através do Departamento Geral de Operações (DGO), já está com o esquema estratégico montado para garantir a segurança da 18ª edição do Festival de Inverno de Pedro II, que ocorre de 30 de maio a 2 de junho deste ano.
Cerca de 200 policiais militares, nas diversas modalidades, incluindo o BOPER, irão reforçar o policiamento na “Terra da Opala”. Além disso, o evento deve contar com duas bases móveis da PMPI.
As estratégias de segurança que serão aplicadas nesta edição foram montadas com base no festival do ano passado, é o que explica o Chefe do Departamento Geral de Operações, Coronel Jacks Galvão. “Nós vamos manter o mesmo efetivo que fez a segurança do ano passado; agora o trânsito na região terá aumento no efetivo. Para isso, tivemos como base o policiamento feito em 2023, que foi bem suficiente, onde nós tivemos praticamente zero ocorrências relevantes. Acreditamos que neste ano teremos um fluxo maior de pessoas”, explica Galvão.
De acordo com o Chefe do DGO, no início desta semana ocorreu uma reunião entre a PMPI e as demais forças de segurança do estado para definir como cada instituição deve atuar durante os quatro dias de evento. Ainda segundo o Coronel Galvão, na próxima semana será lançada a Operação Festival de Inverno 2024.
“Cerca de 200 policiais irão trabalhar no reforço da segurança do Festival de Inverno de Pedro II. Já definimos o papel de cada unidade, de cada batalhão da Polícia Militar, a fim de garantir que o festival tenha o reforço necessário para que as pessoas que visitarem a cidade e até mesmo os moradores de lá possam ter um festival de inverno marcado por tranquilidade e segurança”, acrescenta Galvão