O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou que houve convergência total entre as delegações participantes
Matéria de Lays Viana
A 3ª reunião da Força-Tarefa para Combate à Fome e à Pobreza no âmbito do G20 foi finalizada nesta sexta-feira (24), em Teresina. Desde a última quarta-feira (22), 54 delegações internacionais participaram das discussões de políticas para resolução do problema e firmaram os termos para a construção de uma Aliança Global.
O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, em entrevista coletiva à imprensa, ressaltou que o saldo do encontro é positivo, havendo convergência total entre os representantes dos países e que a Aliança deverá ser lançada no encontro da cúpula do G20 em novembro, no Rio de Janeiro.
O chefe da pasta destacou ainda que quase todos os textos da reunião interministerial que acontecerá em julho, no Rio de Janeiro, estão prontos. Ele explicou que quanto à parte financeira da Aliança, quatro parágrafos ainda serão debatidos virtualmente até junho, pois é necessária a presença dos ministros da Economia de cada país.
“O documento fundacional da Aliança de Combate à Fome e à Pobreza está completamente revisado e trabalhado, resultando em um texto final quase pronto, mantida apenas a possibilidade de alguma verificação nos próximos dias […]. Foi fundamental a participação de cada delegação para conseguirmos finalizar aqui, em Teresina, nesses últimos três dias, praticamente todos os textos e documentos que serão trabalhados na reunião interministerial de julho, no Rio de Janeiro e, logo em segunda, na Cúpula, com os chefes de estados, também no Rio de Janeiro”, pontuou Wellington Dias.
Além disso, foi apresentada a plataforma eletrônica da Cesta de Políticas, que concentrará experiências exitosas de combate à insegurança alimentar e miséria, que foi discutida pelo G20. De acordo com o ministro, os países que comporão a aliança poderão ajudar as nações mais pobres com conhecimento ou apoio financeiro, obedecendo às próprias constituições.
As atividades dos membros das delegações encerram na tarde desta sexta-feira (24) com visitas técnicas à horta comunitária do Povoado Ave Verde, bem como ao Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI).