O contribuinte que não enviar a declaração no prazo estará sujeito a pagar multa que pode variar entre R$ 165,74 a 20% do tributo devido
A declaração do Imposto de Renda de 2024, no que se refere ao ano de 2023, deverá ser feita até essa sexta-feira (31). De acordo com a Receita Federal, a previsão é que 47 milhões de declarações sejam realizadas até esse período.
O contribuinte que não enviar a declaração no prazo estará sujeito a pagar multa que pode variar de R$ 165,74 a 20% do tributo devido, além disso, em casos de atraso será cobrada uma taxa extra de 1% ao mês.
Quem irá declarar o Imposto de Renda de 2024 deve estar atento ao risco de cair na malha fina. Segundo informado pela Receita Federal, os maiores motivos para as declarações serem retidas estão associados às despesas médicas – o que representa mais de 50% das retenções – e omissão de rendimentos de fontes.
Entre outros motivos estão as divergências entre os valores declarados, além das deduções do imposto devido e recebimento de rendimentos acumulados.