Inauguração inicia nesta terça-feira (04)
O Polo Cerâmico, localizado na zona Norte da capital piauiense, irá receber monumento com imagens de Oxum e Iemanjá. A inauguração do monumento Deusas das Águas começa acontece na próxima terça-feira (04), às 16h. As atividades começarão no Parque Encontro dos Rios de um cortejo segue até o Polo Cerâmico.
As esculturas foram produzidas pelo artesão Jean Pimentel. Além disso, Pimental também é o criador da Iemanjá que foi colocada na Avenida Marechal, na zona Sul da Capital.
Oxum é uma orixá, é a rainha da água doce, dona dos rios e cachoeiras, cultuada no candomblé e também na umbanda, religiões de origem africana. Oxum é a Orixá da beleza, prosperidade, fertilidade e a grande estrategista. A que vence uma guerra sem derramar uma gota de sangue.
O nome Iemanjá é de origem africano yorubá, sendo o termo “Yéyé Omó Ejá”, que em uma tradução literal seria algo como “mãe cujos filhos são peixes”. É cultuada tanto na umbanda como no candomblé, considerada como a mãe de quase todos os orixás. É, possivelmente, a Orixá mais reverenciada no país, a exemplo de ser celebrada no mar na virada de ano, dia 2 de fevereiro e em outras datas.