21/09/2024
Propaganda do Governo do Estado do Piauí

Geral

Polícia Civil realiza apreensão de mais de 10 mil quilos de drogas em 2024

A data 26 de junho é marcada pelo Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas

Publicado por: Caio Rabelo 26/06/2024, 09:22

A data 26 de junho é marcada pelo Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. A Polícia Civil do Piauí (PC-PI) trabalha diariamente no combate ao uso e tráfico de drogas, de norte a sul do estado, por meio de apreensões, incineração de entorpecentes, prisões relacionadas ao tráfico em diversas ações realizadas por diretorias, departamentos e delegacias.

Só neste ano, a PC-PI já apreendeu 11 mil quilos de cocaína e 2,7 quilos de maconha, segundo dados do Núcleo de Estatísticas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). Esses números são relativos aos boletins de ocorrência envolvendo apreensões de drogas até o dia 18 de junho de 2024 e superam as apreensões desses entorpecentes durante todos os anos de 2022 e 2023.

Foto: Reprodução/SSP-PI

De acordo com o coordenador do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), delegado Samuel Silveira, o combate ao tráfico preenche algumas vertentes. “Primeiro temos o enfrentamento mais particularizado, o combate às ‘’bocas de fumo’’ que envolve o pequeno traficante, mas esse trabalho é muito resumido. Daí a necessidade de se chegar ao médio traficante, aquele que controla alguns pontos de venda, até chegar ao grande traficante, que normalmente é alguém de fora do estado, que encaminha a droga para o estado do Piauí a fim de ser distribuída’’, explicou o delegado.

Dessa forma, um dos objetivos do DENARC, assim como de toda a PC-PI no enfrentamento ao abuso e tráfico ilícito de drogas, é realizar um maior enfrentamento à lavagem de dinheiro.

“O tráfico é um comércio ilegal que assola milhares de famílias. Então, é muito mais lógico dar enfrentamento a esse problema atingindo o bolso do traficante, tentando cessar o lucro advindo dessa atividade criminosa. Essa cobrança parte, inclusive, da delegacia-geral e também da Secretaria de Segurança, para buscar também o máximo de prisões, sobretudo visando a apreensão de armas de fogo, porque só assim reduziremos os nossos índices de violência’’, acrescentou o delegado Samuel Silveira.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM