Secretário de Governo da capital explicou que a proposição é inviável para sanção
Apesar das comemorações da vereadora de Teresina Tanandra Sarapatinhas (Republicanos) quanto à aprovação do polêmico “projeto das carroças” na Câmara Municipal no mês passado, a tendência é que o prefeito Dr. Pessoa (PRD) opte pelo veto da proposição.
O projeto tem como objetivo extinguir o uso de tração animal em carroças na cidade. De acordo com o secretário de Governo da Prefeitura, Michel Saldanha, após avaliação entre pastas que compõem a gestão do Município, chegou-se à conclusão de que a sanção é inviável.
Em entrevista à imprensa nesta segunda-feira (1º), o gestor esclareceu que o projeto deixa pontos sem explicação sobre a empregabilidade dos carroceiros e também o destino dos animais resgatados, mas que cabe ao prefeito da capital decidir sobre o assunto.
“Foi isso [pontos do projeto que acabam inviabilizando o prosseguimento] que os mais diversos setores da Prefeitura de Teresina, Procuradoria do Município, Secretaria do Meio Ambiente, Fundação Municipal de Saúde, Fundação Wall Ferraz, Semdec [Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turimo], Semduh [Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação] sinalizaram. Nós temos aí uma situação em que os carroceiros são pessoas que trabalham nesta atividade muito árdua, que na sua grande maioria o perfil dessas pessoas possuem uma escolaridade, nível de instrução reduzido e que, sem dúvida nenhuma, tornaria a sua reinserção no mercado de trabalho uma incógnita […]. Então, dentro da avaliação que foi feita, os relatórios indicam para o veto total do projeto e nós iremos apresentar ao prefeito […]”, analisa o secretário de Governo.
Matérias relacionadas:
Câmara aprova projeto que proíbe uso de carroças em Teresina; vereadoras batem boca