20/09/2024
Propaganda do Governo do Estado do Piauí

Geral

Professor da Uespi tem pesquisa sobre circuitos quânticos publicada em revista internacional

O estudo apresenta descobertas que prometem revolucionar o campo da computação e comunicação quântica.

Publicado por: Lilian Oliveira 28/07/2024, 14:57

O professor Olímpio Pereira, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), teve seu trabalho publicado na renomada revista internacional Scientific Reports da Nature. O estudo, intitulado “Signal, detection and estimation using a hybrid quantum circuit”, foi realizado em parceria com o professor Marcos César de Oliveira, da Unicamp.

Foto: Reprodução

O artigo apresenta uma arquitetura inovadora de circuitos híbridos que permite o acoplamento entre fótons e fônons, utilizando uma linha de transmissão de radiação e um sistema nanoeletromecânico, mediado por um qubit supercondutor.

Essas descobertas prometem revolucionar os campos da computação e comunicação quântica, oferecendo um novo método para o processamento de sinal e estimativa de força.

“Essa descoberta tem um impacto considerável na compreensão e na arquitetura de componentes de hardware quânticos”, afirmou o professor Olímpio Pereira.

Segundo ele, a perspectiva é continuar o estudo em busca de novos estados quânticos e descrever suas propriedades, explorando todo o potencial dessa tecnologia.

Para mais detalhes sobre este estudo revolucionário, acesse o artigo completo em Scientific Reports (Nature) no link: https://www.nature.com/articles/s41598-024-65520-4 .

Com informações do Governo do Piauí