Luís Felipe Salomão e Liana Chaib foram homenageados pela Alepi e TJ-PI
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) concedeu, na manhã desta sexta-feira (9), o Colar do Mérito Judiciário ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Felipe Salomão, que também é corregedor nacional de Justiça, e à ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Liana Chaib.
Essa é a maior honraria concedida pela instituição, voltada a autoridades que prestaram contribuições relevantes ao Poder Judiciário piauiense.
O presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida, ressaltou que Salomão se destaca por suas ações no Conselho Nacional de Justiça em prol da agenda fundiária.
“Eu posso resumir tudo isso com a palavra ‘gratidão’. A administração do ministro Luís Felipe Salomão à frente do CNJ [Conselho Nacional de Justiça] foi da maior importância para a nossa agenda fundiária. Ele priorizou essa agenda fundiária e sabia que para essa agenda avançar, ele tinha que priorizar também na gestão dele como corregedor a questão dos cartórios que, não era só o Piauí que vivia naquela estagnação, muitos estados da federação também. Aí ele decidiu que isso seria uma prioridade na gestão dele […]”
O desembargador aproveitou para ressaltar qualidades da ministra piauiense Liana.
Chaib.”É uma mulher fantástica […]. Chegou na hora certa, preparada, nos representa com muita desenvoltura no TST. Nós estamos muito felizes também por essa homenagem que prestamos à nossa ministra conterrânea, Liana Chaib”, disse o presidente.
A medalha é acompanhada de um diploma e de livro próprio. A ministra do TST pontuou a satisfação de representar o público feminino na Corte.
“O sentimento é de muita alegria, muita honra e responsabilidade por representar também hoje o Tribunal Superior do Piauí, representar todas as mulheres no Tribunal, onde eu tenho 27 ministros e sete mulheres. Então, para mim, eu comecei aqui. Aqui foi minha escola. Aqui foi onde eu aprendi, eu fui juíza de Direito e volto muito acolhida”, disse Liana Chaib.
A proposição da concessão da honraria aos ministros é de autoria dos desembargadores José Ribamar Oliveira e Manoel de Sousa Doura, vice-presidente do TJ-PI.
Além da homenagem do Poder Judiciário do Piauí, Luís Felipe Salomão recebeu da Assembleia Legislativa o Título de Cidadania Piauiense. A proposição é de autoria do deputado estadual Henrique Pires (MDB).
“Poder receber essa homenagem em nome da Magistratura e também do STJ me deixa muito contente. Nós iniciamos a trajetória na Corregedoria há dois anos atrás com uma inspeção aqui, no Tribunal do Piauí e eu fiz questão de concluir, fechar esse ciclo retornando aqui, ao Piauí para, justamente, receber homenagem, agradecer o apoio, a parceria que desenvolvemos nos projetos. Projetos importantes que, para mim, eu fico muito contente”, analisou o corregedor.