Ao todo, 50 alunos participam das duas primeiras turmas.
A Águas de Teresina realizou, na manhã desta quarta-feira (14), a aula inaugural do projeto Mãos e Obras, no prédio do SENAI Norte. A ação tem o objetivo de capacitar profissionais na área de instalação hidráulica, com foco técnico em ligação intradomiciliar.
Ao todo, 50 alunos participam das primeiras duas turmas do curso, com duração de três meses. Devido ao grande número de inscritos, a previsão é que seja aberta uma nova turma ainda neste semestre.
O diretor-presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado, explica que a qualificação tornará os alunos aptos a futuramente contribuir com o trabalho de saneamento da concessionária.
É um projeto social dentro da Águas de Teresina que vai capacitar empreendedores para que eles desenvolvam habilidades e sejam capacitados para fazer as ligações intradomiciliares relacionados ao esgotamento sanitário. Nós, da Águas de Teresina, assumimos a cidade em 2017, com aproximadamente 19% de coleta e esgotamento. Estamos agora ‘beirando’ os 60% de coleta e tratamento na cidade, fazendo com que Teresina já se destaque no ranking nacional de capitais mais saneadas. Hoje, esses profissionais vão se habilitar para fazer essas ligações intradomiciliares e contribuir para uma cidade mais limpa.
A iniciativa ocorre dentro do atual contexto de expansão do esgotamento sanitário vivenciado na cidade com a proposta de elevar a cobertura dos serviços de coleta e tratamento de esgoto.
Marcos Davi, de 16 anos, é um dos matriculados no curso. Ele ficou sabendo da capacitação pelas redes sociais da instituição e tem expectativa de seguir na profissão.
Eu espero ter um grande conhecimento e exploração mexendo com hidráulico. Eu acho muito satisfatório e legal porque eu ganho conhecimentos na área e em campo. Pretendo seguir na área e continuar. Quanto mais tiver [cursos], mais eu faço.
As turmas são divididas nos turnos manhã e tarde, com aulas iniciando nesta quinta-feira (15).