Previsão de conclusão é para 240 dias
O Governo do Estado iniciou nesta semana a reforma a revitalização da Central de Artesanato Mestre Dezinho, localizada no centro de Teresina. A obra conta com investimento total de R$ 1.992.769,24 e deve ser concluída em 240 dias.
O objetivo é valorizar e preservar a arquitetura do prédio, além de proporcionar acessibilidade e prevenir incêndios. No local serão realizados pintura e iluminação do prédio, instalação de mobiliário para informações e controle na recepção, bem como iluminação especializada, sistema de som e revestimentos acústicos no auditório.
Outra parte contemplada com a reforma é o pátio, que terá ampliação da iluminação e nova pavimentação, com pisos intertravados, atendendo a demandas de acessibilidade. Um banheiro está sendo construído e outro passando por reforma e modernização.
Segundo o superintendente de Desenvolvimento do Artesanato do Piauí, Ícaro Machado, as obras buscam trazer melhor conforto para os artesãos, lojistas e público em geral que procura arte e cultura no Centro de Artesanato. “A partir dessa reforma, serão desenvolvidos novos projetos, com o intuito de movimentar a economia, o turismo e a cultura local”, frisa.
A Central de Artesanato Mestre Dezinho é um espaço cultural tombado em nível estadual, dedicado ao artesanato local e nomeado em homenagem ao Mestre Dezinho, artesão santeiro de renome nacional e internacional.
O local é mantido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato do Piauí (Sudarpi), que tem como finalidade principal promover, apoiar o artesão e fomentar a comercialização dos produtos artesanais do estado.
Com informações do Governo do Estado