Na primeira fase, o Green Energy Park pretende exportar até 2,1 milhões de toneladas por ano, com um investimento estimado em US$ 4,5 bilhões.
O Green Energy Park, em desenvolvimento no litoral do Piauí, foi escolhido como um dos três projetos brasileiros a receber apoio de uma iniciativa global de descarbonização industrial, o Acelerador de Transição Industrial (ITA, na sigla em inglês). O objetivo é conectar os projetos com financiadores e colaborar em políticas públicas para acelerar o desenvolvimento.
No Piauí, o projeto está focado na produção e exportação de amônia verde, que é uma alternativa mais sustentável à amônia tradicional. Na primeira fase, o Green Energy Park pretende exportar até 2,1 milhões de toneladas por ano, com um investimento estimado em US$ 4,5 bilhões.
Segundo o ITA, o projeto tem potencial para evitar a emissão de 3,2 milhões de toneladas de CO₂ equivalente por ano em comparação com os métodos tradicionais de produção de amônia.
A iniciativa reforça o papel do Piauí na transição energética global e destaca o estado como um importante polo para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.