Bairros de Teresina estão desde a noite dessa sexta-feira (3) sem luz
Moradores de diversos bairros de Teresina passaram um verdadeiro transtorno com a falta de energia que atingiu a cidade na noite dessa sexta-feira (3). Na zona Leste de Teresina, por exemplo, a queda de energia iniciou ainda no fim da tarde e prosseguiu durante a noite toda.
Revoltados, moradores da região reclamaram da situação e cobram desde o início da noite que a Equatorial Energia Piauí restabeleça o fornecimento de energia. Algumas localidades estão há mais de 18 horas sem energia elétrica.
Prejuízos
Além do desconforto, a demora na regularização causou prejuízos aos teresinenses. No bairro Vale Quem Tem, populares tiveram que realocar os alimentos para outras residências para evitar que apodrecessem.
Nossa equipe de reportagem entrou em contato com a concessionária responsável, que alegou que as chuvas e os raios motivaram a desestabilização do fornecimento de energia elétrica na capital, bem como quedas de árvores.
A empresa esclareceu que até o fim do dia a situação será normalizada.
Confira a nota:
A Equatorial Piauí informa que as fortes chuvas que atingiram Teresina na última sexta-feira (03), acompanhadas de ventos e descargas atmosféricas, causaram danos à rede elétrica, afetando o fornecimento de energia em algumas regiões da capital. Foram registradas diversas ocorrências de queda de árvores sobre a rede elétrica, causando danos severos.
Desde o início das ocorrências, as equipes de campo da distribuidora foram acionadas para iniciar os trabalhos de recomposição do sistema. Por meio de manobras automatizadas, foi possível restabelecer o fornecimento de energia para quase 30% dos clientes impactados em menos de 3 minutos.
A Distribuidora ainda comunica que aumentou em 300% o número de equipes em campo para atender as ocorrências. Atualmente, 67% dos clientes impactados já tiveram o fornecimento de energia restabelecido. Os trabalhos seguem durante este sábado (4), com o fornecimento sendo restabelecido gradualmente até o final do dia.
A concessionária também reforça seus canais de atendimento para registrar interrupções no fornecimento. Os clientes podem entrar em contato por telefone no 0800 086 0800; pela assistente virtual Clara no WhatsApp (86) 3228-8200; site equatorialenergia.com.br e app Equatorial Energia.
Em caso de cabo partido, a concessionária orienta seus clientes a não se aproximarem, isolar a área e entrar em contato com a empresa.
Reclamações constantes
As reclamações da população vão além do ocorrido nessa sexta-feira, cuja falta de luz acompanhou o início da chuva que caiu na cidade.
Desde que chegou ao estado, em 2018, a Equatorial Energia Piauí tem recebido críticas por sua atuação. Em Teresina, as principais insatisfações estão relacionadas à qualidade do serviço prestado, considerando a frequente oscilação de energia, fios soltos pela cidade e emaranhado de fios nos postes.
Outro problema já conhecido pela população é a frequente queda de energia no período chuvoso seguido pela demora das equipes para resolver o problema.
Providências
Na manhã deste sábado (4), o prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), reuniu-se com seu secretariado para discutir ações preventivas aos danos causados pelas chuvas, incluindo a questão da queda de energia.
A expectativa é que nos próximos dias o gestor tenha um encontro com os responsáveis pela Equatorial Energia Piauí para o alinhamento de estratégias.