Quando trabalhamos honramos a vida, O tipo de trabalho não importa: sua realização sim.
O trabalho, se honesto, alimenta a alma. Se honesto e feito para o melhor das nossas habilidades, o trabalho traz alegria aos outros.
Trabalhar é condição essencial, não somente pela manutenção financeira, mas pela dignificação da vida.
Trabalhar se constitui numa parte importante da vida. A importância do trabalho na vida do ser humano vai muito além do fato de que, através dele, satisfazemos nossas necessidades básicas.
Trabalhar vai além do ganha-pão.
Trabalhar tem a ver com realização pessoal, com sentir-se útil e encontrar sentido para os dias.
O trabalho, por si só, é revelador da nossa humanidade, uma vez que possibilita ação transformadora sobre a natureza e sobre si mesmo. É através do trabalho que a nossa capacidade inventiva e criadora se torna pública, se torna conhecida.
A psicóloga Vanesa Rissi explica que o fato de não trabalhar pode ter consequências negativas, que afetam diretamente a personalidade das pessoas.
Em razão da centralidade que o trabalho ocupa em nossas vidas, é que podemos compreender as consequências negativas do não-trabalho, da inatividade.
Um sujeito sem trabalho é impedido de se realizar como homem e cidadão, o que afeta diretamente sua dignidade.
Ter um ofício é primordial na vida do ser humano.
Durante a própria evolução, cada indivíduo veio desempenhando um papel, o que não é diferente nos dias de hoje.
O trabalho é um meio inexorável da existência humana e constituinte da identidade da pessoa. Isto significa que cada um se torna o que é por meio do ofício que executa.
Através do trabalho as pessoas podem imprimir sua marca, o seu registro.
A Bíblia ensina que devemos trabalhar para nos sustentar e às nossas famílias e ajudar os outros.
A Bíblia diz também que quem não trabalha também não tem direito a comer. Todos devem fazer a sua parte para não sobrecarregar uns a favor dos outros.
Como escreveu Anatole France em seu livro “O anel de ametista”, não devemos dá lugar à preguiça, porque ela, a preguiça, leva à pobreza e à ruína.
O trabalho é bom para o homem. Distrai-o da própria vida, desvia-o da visão assustadora de si mesmo; impede-o de olhar esse outro que é ele e que lhe torna a solidão horrível. É um santo remédio para a ética e a estética. O trabalho tem mais isto de excelente: distrai a nossa vaidade, engana a nossa falta de poder e faz-nos sentir a esperança de um bom evento.
Já Don Herold, um famoso cartunista americano, chega a brincar com a importância do trabalho.
Ele diz que o trabalho é realmente a coisa mais importante do mundo. Por isso, devemos sempre deixar um pouco para o dia seguinte.