A escritora Iaponira Barros diz que ser jovem é uma coisa, ser velho é outra coisa.
A juventude é um estado de espírito, a velhice é um estado físico.
É verdade. Somos diferentes sim.
Ou como disse Dom Hélder Câmara, o segredo de ser jovem é ter uma causa a que dedicar a vida.
A juventude pode levar-nos a cometer muitos erros, por inocência e inexperiência, alerta o poeta José Augusto Branco.
Às vezes nos retraímos demais, e deixamos de explorar o grande potencial que temos, outras vezes sentimos uma energia tão grande dentro de si, que faz parecer que somos capazes de revolucionar o mundo!
E isto é verdade, nós realmente podemos.
Mas na juventude ainda nos falta tato e sabedoria para lidar com esse potencial.
Daí todas as coisas ditas impossíveis podem tornar-se promessas fáceis, e aquelas coisas fáceis podem parecer impossíveis. Algumas frustrações e decepções podem gerar-se a partir disto, mas isso não é de todo ruim.
A juventude é uma boa escola. Sempre chega o tempo em que você consegue dominar tuas capacidades e dar a exata medida às coisas, e você verá que mesmo os teus maiores erros e frustrações se tornarão para ti excelente tesouro no caminho de tua evolução e realização pessoal.
Viva a juventude em seu dia, um dia inteiramente dedicado a ela.
Em 1945, quando os japoneses assinavam sua rendição incondicional às forças americanas no Pacífico, pondo fim à segunda guerra mundial, o general Mac Artur fez questão de destacar o valor da juventude:
A juventude não é um período da vida, é um estado de espírito, um efeito de vontade, uma qualidade de imaginação, uma intensidade emotiva, uma vitória da coragem sobre a timidez, um gosto da aventura sobre o amor ao conforto.
Não é por ter vivido certo número de anos que envelhecemos, envelhecemos porque abandonamos o nosso ideal.
Os anos enrugam o rosto, renunciar ao ideal enruga a alma.
As preocupações, as dúvidas, os temores e os desesperos são os inimigos que lentamente nos inclinam para a terra e nos tornam pó antes da morte.
Jovem é aquele que se admira, que se maravilha e pergunta, qual criança insaciável:
E depois?__ Aquele que desafia os acontecimentos e encontra alegria no jogo da vida.
És tão jovem quanto a tua fé; tão velho quanto a tua descrença. Tão jovem quanto a tua confiança em ti e em tua esperança; tão velho quanto ao teu desânimo.
Serás jovem enquanto te conservares respectivo ao que é belo, bom e grande; respectivo às mensagens da Natureza, do homem, do infinito.
E se um dia teu coração for atacado pelo pessimismo e corroído pelo deboche, que Deus, então se apiede de tua alma de velho.