25/11/2024

A esperteza

27 de julho de 2020

Contam que o problema do esperto é achar que todo mundo é bobo.

Mas, Tancredo Neves, nosso presidente que nunca assumiu, dizia que a esperteza quando é muita come o dono.

Não sei ainda como enquadrar o Piauí neste caso da esperteza, mas o governador Wellington Dias sim. Do governador Wellington Dias podemos dizer que ele é realmente esperto, muito esperto.

Tão esperto que quer desvincular parte dos recursos oriundos do precatório do Fundeb para gastar no combate ao coronaviorus.

Deve achar que é muito dinheiro para aplicar num único setor, mesmo que este setor seja a educação.

Do total de 1 bilhão e 600 milhões de reais, o governo está pedindo ao Supremo Tribunal Federal a desvinculação de 578 milhões para o combate ao coronavirus, com promessa de devolução no futuro.

Não precisa dizer que a reação popular foi de revolta.

A educação do Piauí anda aos pedaços há muito tempo. Todo mundo sabe disso, inclusive o governo.

Esse dinheiro do precatório obrigatoriamente terá que ser aplicado no setor educacional. É a grande chance que o Piauí tem de criar uma estrutura digna para seus alunos e mestres. A grande e possivelmente a única chance de se conseguir uma educação com escolas modernas, de qualidade e bem equipadas.

O governo estadual quer, pela sua proposta, aplicar parte desse dinheiro em programas de combate ao vírus, sem ao menos explicar que destino deu aos milhões já recebidos do governo federal para este fim.

Uma insensatez, no mínimo.

A educação é a base de tudo.

Não se pode, de bom senso, ignorar a importância da educação na formação das pessoas. Já ignoramos isso por tempo demais.

Além do mais, estão bem vivos na memória dos piauienses os vários escândalos com origem na Secretaria Estadual de Educação.

Quem não se lembra do Mosquito abençoado, aquele que consumiu quase 700 mil reais para ensinar os moradores do bairro Mocambinho e da pequenina cidade de Lagoa do Piauí a se livrarem do mosquito da dengue?

Quem não lembra da Operação Topic, a roubalheira de quase 120 milhões de reais que deixou alunos sem transporte escolar no Piauí inteiro?

Ninguém esqueceu ainda, com certeza.

Definitivamente, o mundo não é dos espertos.  O mundo é das pessoas honestas e verdadeiras.

A esperteza um dia é descoberta e vira vergonha. A honestidade se transforma em exemplo para as gerações do futuro. Uma corrompe a vida, a outra enobrece a alma.

Compartilhe agora

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM