É comum ouvir das pessoas palavras até mesmo de baixo calão quando alguém quer falar de política ou sobre política.
A política hoje enoja a muitos, mas não pode ser assim.
Mais uma vez chamamos a atenção para o seguinte:
Se as pessoas de bem voltarem as costas para a política, a tendência natural é de que as coisas fiquem bem piores com o passar do tempo.
Não podemos nos afastar da política. Não podemos e nem devemos nos afastar da politica.
A política, a boa política, depende de nossa participação. E quanto mais ativa for a sua participação, melhor.
O eleitor precisa compreender e aceitar sua condição de privilegiado no processo eleitoral. Afinal, cabe a ele, cabe ao eleitor, a palavra final.
Quem elege é o eleitor; quem derrota é o eleitor, é o eleitor quem manda para casa aquele a quem, no seu julgamento, não deve entrar ou permanecer na vida pública.
Se você se nega a aceitar a sua importância no processo eleitoral, você passa a ser cúmplice do que possa vir.
Você, eleitor, perde o direito de reclamar depois, perde o direito de cobrar.
Como reclamar de um mau feito, se você foi omisso quando sua cidade precisou de sua decisão?
A omissão do eleitor é imperdoável.
Se os políticos que estão em cena não conseguem agradar à plateia – ou por seu fraco desempenho ou por sua esperteza sem tamanho – cabe a nós, povo, mudar os atores.
É com esse objetivo que a Teresina FM, mais uma vez, abre o debate.
Nesta quinta-feira, a partir de meio-dia e dez, vamos promover nosso primeiro debate com candidatos a prefeito de Teresina.
Como das vezes anteriores, será um debate democrático onde os candidatos serão tratados com igualdade, independentemente de posições políticas ou partidárias.
É assim que tem que ser.
Temos que oferecer a todos a oportunidade para que se expressem, para que falem diretamente a população e coloquem claramente suas propostas para a cidade.
Ao eleitor, é a oportunidade que oferecemos a todos para que participem desse debate, que é necessário, que é fundamental para o futuro de Teresina.
Será no debate de ideias, como nos propomos a fazer, que o ouvinte da Teresina FM vai começar a se familiarizar com cada um dos candidatos, ouvindo atentamente as suas propostas.
E desse contato via rádio, via redes sociais, certamente nascerá um voto consciente, que será dado em benefício da cidade, em benefício de todos nós.
Não podemos fugir desse compromisso.